Para maiores detalhes:

Para maiores detalhes:

atendimento@eleganzaeventos.com.br
http://www.eleganzaeventos.com.br
Telefones: (21) 3385-4554 / 98891-4554.

MÚSICAS PARA A CERIMÔNIA

A escolha das músicas de casamentos sempre envolve uma série de aspectos: local (nas igrejas eles pedem um repertório sacro ou clássico), quantidade de entradas (alguns casais não têm pajem nem damas, por exemplo) e escolha de formação (os pacotes com menos músicos limitam a opção de escolha das músicas).

Normalmente, o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia, de acordo com o planejamento dos noivos ou do local da cerimônia. Em algumas igrejas, por exemplo, não são permitidas floristas antes da noiva (alguém jogando pétalas de flor ao chão) e em algumas outras, não há o cortejo de padrinhos. A música é, sem dúvida alguma, uma das coisas que mais nos traz recordações sobre fatos e épocas de nossas vidas. Mais ainda quando esta recordação é proveniente de um evento importante ou o mais importante: Seu Casamento.

Você consegue se imaginar entrando na igreja com um lindo vestido branco, com uma bela decoração, convidados bem arrumados e... um silêncio absoluto na igreja? Com certeza não! Existe algo de errado nesta situação. Imagine a mesma cena, porém, antes de abrirem-se as portas da igreja, 04 músicos de fraque, luvas brancas, tocando Clarins Triunfais, com flâmulas das iniciais dos noivos aos instrumentos, fazendo o prenúncio da sua entrada, uma “Clarinada Imperial”, seguindo ao som de sinos e em seguida a triunfal Marcha Nupcial; então abrem-se as portas e você está como sempre sonhou. Bem melhor agora! Isto lembrando de que antes entraram os padrinhos, com uma bela música, o pai do noivo com a mãe da noiva, outra bela música, o noivo (música escolhida a “dedo” – ele também é destaque), damas e ou pajem com temas da Disney ou clássicos. Melhor ainda! Essa é a importância da música na cerimônia de casamento.

Nessas ocasiões, em que a música tem que ser especial, com toda qualidade e perfeição, com músicos experientes e qualificados. Na organização musical de seu evento – no caso a cerimônia religiosa – vários fatores são preponderantes para a escolha da formação de músicos e na escolha das músicas, o repertório. Se sua cerimônia for durante o dia e ou ao ar livre, se o evento for à noite com todas as pompas que se tem direito, tipo do local (igreja católica, presbiteriana, evangélica ou outras). Instrumentos mais imponentes podem ser utilizados, como uma orquestra de cordas (violinos, violoncelo, contrabaixo), metais: sax, trompete, trompa, flauta transversa e também a percussão, bem como Cantor e ou Cantora (popular ou lírico(a), ainda pode ser usado um Coral, ou uma formação simples, porém elegante, em ambas as situações o importante é o resultado final ser de extrema alegria e emoção ao casal. Importante lembrar também de que o(s) músicos(s) contratado(s) deve(m) aliar sua experiência profissional ao seu gosto e de seu noivo. Ouvir e respeitar a vontade de vocês é muito importante para que o resultado final seja grandioso e lembrado para sempre, como a verdadeira trilha sonora do maior evento que vocês já participaram: Seu Casamento!

Em geral, são tocadas de cinco a dez músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento:

1 – Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes e músicas clássicas a músicas populares ou outros estilos. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais.

2 – Entrada do Noivo
Para este momento, sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.

3 – Entrada das damas /pajem

A entrada das damas / pajem é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados. Portanto, a música deve ser adequada para este momento. Em geral, músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. O pajem pode ser acompanhado por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento sugerimos músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir. Os instrumentos de metal (clarins, trombones, trompetes, trompas) e a percussão são essenciais para dar mais brilho.

5 – Entrada da Noiva

Agora é hora de caprichar na trilha sonora! Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores do seu pacote) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora. Se a igreja comporta um bom número de músicos, sugerimos os pacotes mais completos, que trarão grande sonoridade para sua entrada. Quando você ouvir um coral de até 20 vozes AO VIVO, entenderá a diferença de um coral preparado, com separação em vozes. Os cantores solistas não podem faltar.

6 – Pajem trazendo alianças

Para a entrada do pajem sugerimos também músicas mais suaves. Devemos seguir os mesmos critérios para a entrada das damas.

7 – Benção das Alianças

Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com soprano ou tenor solista é uma das músicas mais pedidas e existem em várias versões de diversos compositores. Outras possibilidades estão em minha lista de músicas.

8 – Assinaturas

O momento da assinatura segue os mesmo padrões da benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.

9 – Cumprimentos

Esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento. Duetos de cantores solistas e um coral com arranjos personalizados podem proporcionar ainda mais emoção.

10 – Saída

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados para que a música seja grandiosa. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial. O famoso “arrepio” é conseguido quando os noivos contratam um coral e orquestra para a cerimônia.

MÚSICA AO VIVO:

Saiba por que esta é a escolha certa para animar seu casamento. Você e seu noivo já escolheram o local da cerimônia, já marcaram a data do casamento, já decidiram onde será a recepção... E qual tipo de música vai tocar? Mecânico ou ao vivo? Conheça agora as vantagens que a música ao vivo proporciona para que seu casamento seja ainda mais marcante (afinal, o que seria dele sem uma boa trilha sonora?!).

Os noivos que optam pela presença dos músicos tanto na cerimônia como na recepção têm um casamento mais emocionante. A música é transmitida com mais emoção, seja pelo vocalista como por quem toca os instrumentos. Fora isso, a música ao vivo faz do casamento um evento. Som mecânico é mais comum, você ouve no rádio ou em casa os seus próprios CD's, já a presença de instrumentos deixa a cerimônia ou a recepção com um ar diferente.

Música ao vivo é sinônimo de animação. A prova disso é o fato das pessoas dançarem sempre em frente à banda na recepção. O grupo pode ensinar a coreografia, pedir para bater palma... Fica mais natural e mais agitado. A música ao vivo é uma atração a parte. É o entretenimento que os convidados esperam depois do jantar.

Algumas sugestões:

Entrada dos padrinhos:

- Jesus alegria dos homens
- Trumpet Voluntary
- Bolero de Ravel
- Coração Valente
- Orinoko Flow

Entrada do noivo:

- Alla Horn Pipe
- Conquista Paraíso
- Clarins de Roma
- Bittersweet Symphony
- Can't help falling in love

Entrada de damas e pajens:

- Primavera de Vivaldi
- Outono de Vivaldi
- Inverno de Vivaldi
- Greensleves
- Minueto de Bach
- Rei Leão
- A Bela e a Fera
- Over the Rainbow

Entrada da noiva:

- Marcha Nupcial de Meldelssohn
- Marcha Nupcial de Wagner
- 9a Sinfonia de Beethoven
- Pompa e Circunstância
- Canon Pachelbel
- Divertissement
- Rhapsody (Rachmaninoff)

Bênção das Alianças:

- Ave Maria de Gounod
- Ave Maria de Schubert
- Intermezzo Cavaleria Rusticana
- Arioso de Bach
- Ária 4 corda

Assinatura ou Fundo Musical:

- My way (instrumental)
- Nella Fantasia
- Somewhere in time

Cumprimentos:

- Nessun Dorma
- Cinema Paradiso
- Lendas da Paixão
- Vivo per Lei
- Fantasma da Ópera

Saída:

- Say a little prayer
- Happy Day

0 comentários:

Postar um comentário