01 - Contratar um Cerimonialista.
02 - Definição da data do casamento (cuidado com feriados e mega eventos como Copa do Mundo, shows de grandes artistas).
03 - Definir horário e estilo do casamento (de dia ou à noite / íntimo ou com muitos convidados / informal ou cerimonioso). O que vocês sonham para o grande dia?
04 - Definir o quanto você pode ou quer investir para realizar seus sonhos. Faça uma economia inteligente, escolha os melhores profissionais que você puder pagar. Tenha um casamento com tudo o que você merece.
05 - Definir quem paga o quê, o quanto e quando e fazer a estimativa do número de convidados.
06 - Preparar uma pasta de organização e arquivo para todos os detalhes do casamento: agenda, indicações, pesquisas, orçamentos, planilhas de pagamentos, contratos, recibos, recortes de revistas, sites interessantes. Isso vai ser muito útil para confirmar os fornecedores e diluir dúvidas no dia do casamento.
07 - Pesquise, leia revistas, navegue na internet, vá conhecendo o mundo dos casamentos e aprimorando suas escolhas. Tento sempre em mente que seu casamento tem que ter a sua cara, faça uma lista de tudo o que vocês vão querer ou não no seu dia.
08 - Visite possíveis locais para a cerimônia e a recepção, solicitando um pré orçamento e, se possível, uma pré reserva. Atenção às regras e estrutura destes locais - roteiro da cerimônia, celebrante, atrasos, quantos casamentos, sinos, pétalas, cortejo, profissionais exclusivos, o que pode decorar, tipo de música permitida, tempo e horário de montagem, local para preparar o cortejo, local para cumprimentos (eu, particularmente não gosto de cumprimentos na Igreja), acesso para portadores de necessidades especiais, estacionamento, gerador, suíte para os noivos, duração da recepção, possibilidade e custo de horas extras.
09 - Já com os pré orçamentos, estudem a relação custo-benefício, sempre levando em conta suas prioridades. Escolha conscientemente os locais para a cerimônia e para a recepção, dando os sinais para garantir a data.
10 - Providenciar e gravar as alianças.
11 - Se desejar, é a hora de montar o site ou o blog do casamento e enviar o "Save the Date" para os convidados especiais.
12 - Marcar foto, DVD, tipo de álbum, making of, fotos de estúdio e expressa (façam uma lista com as fotos que vocês não querem que faltem de modo algum). Confirme os horários e locais dos serviços.
13 - Marcar DJ, Banda, Shows e/ou atrações para a recepção (verificar primeiro regras e estrutura do local da recepção).
14 - Marcar músicos ou DJ para a cerimônia (verificar microfone e qualidade acústica do local).
15 - reservar som, telão, iluminação de pista e de palco para a recepção.
16 - Providenciar, se necessário, palco, pista de dança, toldos, ar-condicionado, banheiros químicos, cozinha para o buffet, camarim, depósito, luz de serviço, gerador para a montagem da recepção.
17 - Marcar local para a cerimônia civil (cartório e suas regras).
18 - Providenciar documentação e exames médicos para o casamento.
19 - Escolha o estilista e o vestido de noiva (provas e alterações).
20 - Escolha o véu e a grinalda.
21 - Escolha os sapatos (marque provas e alterações).
22 - Escolha o bouquet, inclusive para as damas, marcando a entrega nos locais onde as pessoas vão se arrumar. Tenha atenção para que dê tempo de tirar fotos.
23 - Escolha os profissionais e marque a prova de maquiagem e cabelo. reserve o dia da noiva.
24 - Escolher jóias e/ou acessórios (almofada para alianças, cesta de pétalas, terço, luvas, caneta bonita para o momento de assinatura). lembre-se de usar todos os objetos nas fotos.
25 - Escolha de buffet e bartender (tipo de serviço de buffet - americano, à francesa, mini porções).
26- Planejamento e planta baixa do local da recepção, com os lounges, mesas de convidados, mesa de doces, mesa de bolo, mesa de bem casados, mesas de buffet, bar, pista de dança, palco, telão e circulação.
27 - escolha da decoração (luz, cor, pista de dança, velas, vidros, mobiliário, louças, cenografia, fechamentos, forração de piso, forração de paredes, tapetes e paisagismo).
28 - Florista (cor, estilo, centros de mesa, peças e arranjos especiais).
29 - Bolo, doces, chocolates, bem casados, noivinhos, forminhas e bandejas de doces.
30 - Decoração cerimônia (flores, luz, passadeira, velas, vidros, flores de lapela, pétalas e cenografia).
31 - Definição dos trajes do noivo, pais, padrinhos, daminhas e pajens (conforme o estilo do casamento).
32 - Escolha de damas, pajens, padrinhos e madrinhas (quando convidar, conversar sobre os trajes e quem vai pagar).
33 - Lista definitiva de convidados (nome, sobrenome, endereço, telefone e e-mail).
34 - verificar se há necessidade de providenciar acomodações para parentes e amigos de outras cidades.
35 - Encomendar os convites do casamento, cartões de agradecimento, convites dos padrinhos e, se necessário, mapas do local da cerimônia e/ou recepção, placas de indicação ao longo do caminho e tags de estacionamento.
36 - Preparar a lista de presentes do casamento e escolher as lojas.
37 - Subscrição dos convites (calígrafo) e distribuição.
38 - Roupas do noivo e padrinhos (marcar provas e alterações).
39 - Legalização da cerimônia e da recepção, com pagamentos que forem necessários, como taxas de luz, direitos autorais (ECAD) / ART.
40 - escolha e convide quem vai estar com você no dia para ajudar a se arrumar, atender o celular e resolver imprevistos (kit de emergência). Veja quem vai devolver os trajes e objetos alugados ou consignados no dia seguinte à cerimônia.
41 - Chá-bar ou Chá-de-cozinha. Preencher os cartões de agradecimento.
42 - Transporte da noiva para a cerimônia e para a recepção (não esqueça de confirmar horários e endereços com o motorista).
43 - Escolha definitiva do cardápio do buffet.
44 - Bebidas - definição, quantidade, quem vai entregar, em que local e quando será a entrega e quem fará a conferência de sobra.
45 - Contratar posto médico, manobristas (guarda-chuvas), seguranças, equipe de limpeza (montagem de mesas e beanheiros).
46 - Se houver, providenciar brindes de pista, havaianas, efeitos especiais, DVD com retrospectiva, livro ou álbum de mensagens.
47 - Escolha das músicas da cerimônia, recepção e preparar o roteiro de timing.
48 - Entregar uma lista com os nomes e telefones de todos os fornecedores contratados para que o Cerimonialista, que estará presente no dia, possa confirmar todos os serviços e organizar o plano de mesas com as que serão reservadas.
49 - Ensaio da cerimônia, amaciar e gastar os sapatos, separar a lingerie, o roupão e as sandálias para o making of.
50 - Tenha SEMPRE uma atitude positiva e construtiva. Ignore comentários indesejáveis e aproveite todos os momentos, pois tudo passa muito rápido. Viva o seu sonho e divirta-se MUITO no seu dia.
0 comentários:
Postar um comentário