Para maiores detalhes:

Para maiores detalhes:

atendimento@eleganzaeventos.com.br
http://www.eleganzaeventos.com.br
Telefones: (21) 3385-4554 / 98891-4554.

TRAJE DO NOIVO

Trajes Masculinos:

É muito importante que a roupa de vocês dois combine uma com a outra, para  ficarem em harmonia. A primeira coisa a fazer é chegar a um acordo sobre o que os dois vão usar, levando sempre em conta o tipo de cerimônia, o horário e o estilo de vocês. O que não falta são alternativas para todas as ocasiões.

Sempre é bom lembrar que o clássico nunca cai de moda e a chance de errar fica bem menor. Seu noivo deve ter um modelo diferenciado dos demais convidados e padrinhos ou do dia a dia, pois, assim como você, ele estará em destaque.

O horário da cerimônia influi também na escolha do traje. Quanto aos modelos, não existem maiores problemas, visto que os usados pela manhã poderão ser vistos durante todo o dia, inclusive à noite. Se vocês dois optarem por uma linha mais simples, ele pode ir de terno, sem medo de errar.

O que vocês devem levar em consideração é o local e horário da cerimônia, claro. Depois, pensar qual o estilo que desejam seguir, se muito formal, meio informal ou descontraído.
É fundamental que os pais e padrinhos estejam em sintonia com o traje do seu noivo.  Não esqueça que, em geral, o traje do noivo é ligeiramente diferente, nem que seja apenas na cor (no caso do terno).  Afinal, seu noivo é o outro protagonista da festa e não pode acontecer do traje dele ser menos formal do que os de pais e padrinhos.

Na tradição, nós padronizamos pais e padrinhos para que não haja nenhuma confusão no altar. No caso de trajes alugados, o ideal é que sejam todos da mesma loja.  É muito importante verificar referências da loja que vai alugar os trajes e ver o estado de conservação e, principalmente, de higienização.

Casamentos à noite, pedem trajes escuros, como preto, cinza-chumbo ou marinho.  Já se o evento é à tarde ou pela manhã, cores mais claras são bem-vindas, como bege e cinza claro. Noivo de terno branco, por favor...nem pensar! Fica parecendo vendedor de cuzcuz. Nem mesmo se for Armani ou Ermenegildo Zegna!!! Branca é a cor exclusiva da noiva.

A flor na lapela é um detalhe importantíssimo! Fica charmoso em todos os cavalheiros no altar, pais e padrinhos, além, de seu noivo, claro.

A cor da flor da lapela do noivo deve ser diferente dos demais. Tradicionalmente  colocamos o cravo vermelho para pais e padrinhos e o noivo o cravo branco, mas atualmente estamos usando muito o denphal, que é uma mini orquídea branca. Se preferir pode colocar também o lenço, porém as duas coisas não se usa de maneira alguma. Ah, usar gravata e lenço na mesma cor e tecido, de jeito nenhum. O lenço tem que ficar em harmonia com a gravata, mas jamais igual!

Confira o que usar em cada horário:

De Manhã:

Antes do meio dia os tons devem ser mais claros, já que o sol é bem comum neste período, e a temperatura normalmente está mais elevada. Você pode escolher entre vários tons de cinza ou bege. No verão, não hesite em usar um tecido mais leve, mas com um bom caimento. Nas regiões em que o clima sempre é frio a cor permanece em tons claros, os tecidos ficam mais encorpados, mais grossos. A camisa e a gravata devem combinar com o terno, ousando um pouco na estampa e na cor da gravata, se desejar. É bom relembrar que os tons como branco não podem ser usados, a não ser pela noiva.

À Tarde:

Se a cerimônia for no final da tarde as melhores opções de terno são os de cor grafite e marinho. Com sapatos pretos. Nada de sapatos brancos, viu! A gravata pode ter alguma cor mais divertida, pois ainda não escureceu, e os tons da camisa podem ser mais variados, desde que sejam bem clarinhos. Brilhos ainda ficam reservados para noite, assim como o verniz. 

À noite:

À noite pode-se ousar mais, os tecidos podem ter brilho, os acessórios mais sofisticados, as cores ficam bem mais escuras. O terno pode ser azul marinho, grafite escuro ou preto. A camisa deve ser mais formal, de preferência branca, a gravata com motivos mais discretos e sapatos pretos e meias pretas. A meia SEMPRE combina com os sapatos. Nunca deixe seu noivo, pais ou padrinhos usarem meias brancas, por favor.

O clássico meio-fraque também entra como opção para casamento à noite. Em casamentos grandes e requintados, após às 21h30min, a casaca pode entrar em cena. Este modelo é extremamente formal. Para não errar use sempre o bom senso e tenha em mente que a camisa deve ser sempre mais clara do que o terno, e a gravata em tons sempre mais escuros que a camisa. O noivo deve sempre usar camisa social e lisa. Nada de listrinhas ou estampas. aqui. Além da gravata, dê atenção especial aos detalhes abaixo: 

- Meias – O ideal é que sejam finas e SEMPRE no tom dos sapatos. Repito mais uma vez que meias brancas nem pensar.
- Sapatos – Devem seguir o figurino e também ser escuros à noite , podendo ser marrom durante o dia. São sempre pretos com fraque, casaca e ternos grafite e marinho. 
- Lenços e faixas – Vai depender do modelo, mas procure manter a discrição. Afinal são apenas detalhes da roupa. A gravata, o lenço e os detalhes de gola e colete devem ser do mesmo tecido (o lenço não deve ser igual à gravata). Padrinhos com mesmo modelo com gravatas de no máximo duas cores. 
- Abotoaduras ou capas de botão – Nada obriga seu noivo a usá-las, mas elas vão complementar de forma muito requintada todo o visual. 
- Seu noivo deve chegar 30 minutos antes da cerimônia começar.
- Se forem usadas flores nas lapelas, seu noivo usa branco e seus padrinhos e os pais vermelho. 
- Camisa branca com gravata escura.

Pais & Padrinhos:

Pais e padrinhos com terno escuro (azul marinho, preto ou grafite) com paletó e calça do mesmo tecido, ou acompanhando o traje do noivo. Pais e padrinhos iguais.

Padrinhos também, como seu noivo, devem chegar 30 minutos antes da cerimônia começar.

Vamos à descrição dos trajes e quando eles são tradicionalmente indicados:

Terno:

O terno consiste em calça, paletó e gravata, esta num tecido mais nobre ou modelo mais elaborado, como plastron, por exemplo, que é uma gravata, que  vem amarrada como um lenço e possui um alfinete com pérola. A calça e o paletó sempre da mesma cor e se quiser formalizar um pouco mais, use o colete. O colete pode ser da mesma cor do terno ou, de forma bem informal, ser de cor diferente. Pode ser usado em qualquer horário.

Meio Fraque:

É parecido com o terno, com paletó preto ou cinza escuro, calça risca de giz, camisa branca, colete e gravata na cor cinza claro (prata). Caso o noivo queira se diferenciar de pais e padrinhos, ele pode usar o fraque e o restante dos cavalheiros o meio fraque. Na Inglaterra é muito comum o uso de fraque ou meio fraque de manhã ou à tarde. São inclusive chamados em inglês de "morning coats". Mas aqui no Brasil, seu uso adequado é apenas à noite.

Fraque:

No fraque o paletó é também preto ou cinza escuro, mas ele traz a parte da frente curta e uma cauda atrás, o que faz com que fique mais sofisticado do que o meio fraque. A calça continua sendo a risca de giz, a camisa branca, colete e gravata plastron, como dito anteriormente, é uma gravata, que  vem amarrada como um lenço e possui um alfinete com pérola.

Casaca:

É um traje extremamente luxuoso e formal, que deve ser usado somente à noite e , mesmo assim, em casamentos com toda a pompa e circunstância.  A casaca tem um paletó preto, curto na frente na altura da cintura, em geral, com três botões de cada lado e uma cauda atrás partida ao meio. Usa-se com camisa branca, gravata borboleta e faixa na cintura também brancas, que chamamos de "white tie". Se escolherem este tipo de traje, sinal de que o casamento será com toda a pompa e circunstância e bastante formal e neste caso, todos os pais e padrinhos também devem estar de casaca.

Sapatos:

Dê preferência aos pretos com trajes escuros e aos marrons com ternos claros. A camisa, prefira sempre na cor branca para não correr o risco de cometer um grande erro e ficar deselegante. As meias são sempre da cor dos sapatos. Nada de meias brancas com sapatos escuros, viu!

Ah, não esqueça de você ou seu noivo providenciarem uma bela caneta para o momento das assinaturas, para não assinarem, nem aparececerem na foto e/ou filmagem com uma caneta comum.
Casaca:



Fraque:



Meio Fraque:


Terno Preto:


0 comentários:

Postar um comentário