Para maiores detalhes:

Para maiores detalhes:

atendimento@eleganzaeventos.com.br
http://www.eleganzaeventos.com.br
Telefones: (21) 3385-4554 / 98891-4554.

CASAMENTOS EM ALGUMAS RELIGIÕES

Conheça agora um pouco sobre o casamento em diferentes religiões, documentos necessários e como fica quando os noivos possuem crenças distintas.

Igreja Católica Apostólica Romana:

Quem celebra o casamento na igreja católica é o padre. Os noivos podem conversar com o pároco sobre a cerimônia para decidir as leituras. Para que a celebração se realize da melhor maneira possível, é necessário que os noivos levem a certidão de batismo e façam o curso de noivos. No caso de casamentos que envolvem viúvos é preciso apresentar a Certidão de Óbito do cônjuge falecido. Em alguns casos, a certidão do casamento civil, dependendo da paróquia, também pode ser requisitada. Se a igreja escolhida não for a do bairro dos noivos, é necessário que estes peçam em suas respectivas paróquias um pedido de transferência. Este requerimento deve ser obtido com até dois meses de antecedência e geralmente custa 50 reais. Quando um dos noivos não é católico, é necessário pedir a autorização do bispo para que o casamento seja celebrado. Pode haver a participação do padre acompanhado do pastor ou reverendo. Outro detalhe importante é que os padres não realizam casamentos em lugares que não sejam igrejas autorizadas. Isso significa que muitas capelas não são autorizadas para celebrarem o matrimônio. Em média, é cobrada uma taxa de R$ 100 reais para a celebração do casamento.

Igreja Presbiteriana:

O casamento religioso para os presbiterianos é visto como uma benção. Não há cursos para noivos e, às vezes, o reverendo pode realizar uma entrevista  com os noivos para conversarem sobre o compromisso que irão assumir. Para aqueles que desejam se casar no civil e no religioso ao mesmo tempo não há empecilhos. A "dupla união" pode ser realizada na igreja mesmo. Outro detalhe é que a Igreja Presbiteriana permite o casamento de divorciados e de casais de diferentes religiões. No primeiro caso, é preciso levar a documentação que comprove a situação. Em média, é cobrada uma taxa de um salário mínimo para aqueles que não são membros da igreja. 

Igreja Batista:

A Igreja Batista recomenda aos noivos marcar a data do casamento com três meses de antecedência. Os noivos podem conversar com o pastor sobre a importância do casamento antes ou depois de decidir quando será realizado. Também fica a critério dos noivos como será a cerimônia. Para isso, eles devem agendar uma reunião com o ministro de música para decidir como será todo o Cerimonial. Se um dos noivos não for batista, o casamento pode ser realizado sem problemas. Só não é permitida a participação do celebrante da outra religião. O casamento civil também pode acontecer na mesma ocasião que o religioso. A igreja não cobra nenhuma taxa para a realização da cerimônia. 

Igreja Evangélica:

Conheça detalhes e curiosidades do ritual do Casamento Evangélico
Não há grandes diferenças entre o casamento católico e o evangélico. Também não existem muitas diferenças entre as cerimônias das diferentes vertentes evangélicas, algumas são somente um pouco mais tradicionais como a Batista, mas não há nenhum ritual diferente. No casamento evangélico não há rituais, mas há maior liberdade para músicas, homenagens entre outras coisas ( ex: a noiva cantar para o noivo). Eles não fazem um juramento e sim um compromisso. As palavras do pastor são espontâneas de acordo com a conversa que tiveram antes da data, visto que não há curso de noivos e somente uma conversa prévia com o pastor sobre a preparação dos dois. Para algumas Igrejas, às vezes é feita a ceia para os noivos, que relembra a morte de Jesus: os noivos comem um pedaço de pão e tomam um pouco de vinho (ou suco de uva), mas não é obrigatório. As músicas podem ser escolhidas pelos noivos sem precisarem ser necessariamente músicas cristãs, porém os hinos (músicas religiosas) são os preferidos pelos evangélicos. O casamento entre divorciados é aceito, mas para eles não há e nem deve haver separação, pois para Deus nada é impossível e Ele é capaz de restituir um casamento. Só é permitido casar de novo, se anteriormente ainda não era convertido.

Judaísmo:

Os noivos devem levar à Sinagoga a certidão de nascimento e uma cópia do "ketubah" (a certidão judaica de casamento) dos pais. Lá eles irão preencher um formulário especial e marcar a data do casamento. A cerimônia obedece um ritual cheio de significados. Um detalhe importante é que o casal deve pertencer a mesma religião, o judaísmo. Se isso não acontecer é necessário que a pessoa se converta e receba os ensinamentos básicos antes do casamento.

0 comentários:

Postar um comentário